Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais
Deputados e senadores apresentaram em 2007, no primeiro ano da atual legislatura, 28 projetos de lei para a criação de novas universidades federais, segundo levantamento do G1. Atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o país conta com 55 universidades federais.
Se aprovados, os projetos apresentados em 2007 no Congresso aumentariam em cerca de 50% o número de universidades federais no país. Hoje, segundo o MEC, há 19 instituições na região Sudeste, 14 no Nordeste, nove no Sul, oito no Norte e cinco no Centro-Oeste.
O número de projetos apresentados em 2007 é superior ao de universidades federais criadas no governo Lula. Desde 2003, foram criadas 12, incluindo as faculdades que ganharam status de universidade, de acordo com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do MEC.
Para o cientista político Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os parlamentares apresentam grande número de projetos desse tipo no ano passado porque há uma carência de universidades públicas no país.
"Por mais que exista - e isso faz parte do jogo da democracia - o interesse dos parlamentares em capitalizar ('olha, fui eu que ajudei a levar a universidade 'x' ou 'y' para determinado lugar'), o fato é que isso é uma carência no Brasil", afirmou Fonseca.
Para o cientista político, "há uma necessidade de se ampliar o número de universidades públicas e, conseqüentemente, de vagas, porque elas não têm vagas suficientes para um número cada vez maior de alunos que ingressam no ensino superior".
Autor: Dep. Filipe Pereira (PSC-RJ)
Projeto de criação: Universidade Federal no Município de Itaperuna
Sede: Itaperuna (RJ)
Arquivo em PDF Projeto de Lei http://www.camara.gov.br/sileg/integras/471972.pdf
Um comentário:
Ola.. kem es tu? Moro em Itaperuna, e sou um fã dos milhares de blogs do blogspot... Te parabenizo pelo blog da cidade e fica uma sugestão: Mais posts.... abraço
Postar um comentário